Uma nova grama sintética pode ser a solução para geração de energia eólica em telhados

11/01/2016

Sim, grama sintética para produzir energía pela força do vento!. De acordo com pesquisas das universidades chinesas e americanas esta tecnologia funcionaria com o princípio do efeito triboelétrico, ou seja, pequenas tirinhas de plástico flexível são colocadas em um painel. Essas tirinhas com formato de grama possuem nanofios anexados de um lado, e do outro, uma camada de óxido de índio-estanho (OIE).

 

É aí que entra a “mágica” da nova tecnologia: quando o vento sopra, os nanofios entram em contato com OIE do vizinho. Esse contato permite que que os elétrons passem de um material para o outro, criando uma corrente elétrica.

 

O protótipo atual gera energia suficiente para 60 LEDs e pode gerar energia com ventos de velocidade a partir de 21 km/h. A 100 km/h, se dá o melhor aproveitamento para geração da energia.

 

Ainda é necessário muito trabalho para aperfeiçoamento desta tecnologia, tendo em vista que o óxido de índio-estanho é tóxico e caro. Além disso, o início de geração de energia está acima do padrão de turbinas eólicas de pequeno porte, que produzem energia com velocidade de ventos a partir de 10 km/h. E por fim, quem gostaria de viver em regiões com ventos de 100 km/h, equivalente a um furacão classe 10?

 

Mas a tecnologia está em desenvolvimento e quem sabe um dia vejamos telhado verdes gerando energia!

 

Imagem: Advanced materials

 

Fonte Newscientist.com: https://www.newscientist.com/article/mg22930552-600-plastic-grass-could-cover-buildings-to-produce-energy-from-wind/

 

 

Please reload

Featured Posts

As turbinas eólicas matam pássaros?

03/05/2016

1/2
Please reload

Posts Recente
Please reload

Arquivo
Please reload

Procure por Tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square