03/05/2016

 

Sim, porém esse é um tema ainda bastante polêmico, até porque existem diversos e variados estudos com dados e métodos de pesquisa com resultados muito diferentes entre si.

 

Mas o consenso é que estaticamente existem outros fatores que acarretam em mortes de pássaros que são muito mais significativas, como nos demostra a seguinte tabela.

 

Notamos na tabela que a principal causa de morte de pássaros é biológica, ou seja, gatos domésticos e selvagens os caçam, o qual podemos entender como parte do ciclo de vida. Mas ainda temos as fontes humanas como janelas, linhas elétricas, pesticidas, etc., que não são nem cogitadas como vilãs que ameaçam a vida destes animais. Então acabou sobrando para as turbinas eólicas que matam entre 10.000 a 40....

22/03/2016

 

 

O Senai CTM localizado em Maringá, PR abriu o curso de aperfeiçoamento em energia eólica e solar, com propósito de atualizar competências profissionais por meio de conceitos essenciais em energia eólica e solar, e aplicação deste tipo de tecnologia na implementação de projetos de pequena e média escala.

 

O curso começa no dia 5 de Março e ocorre aos sábados com  carga horária total de 20 horas. 

 

Incluido no curso tem material didactico, e aluno tera a oportunidade de conhecer uma micro usina fotovoltáica e aprender as noções essenciais de instalação, projeto e manutenção desse tipo de sistema. 

 

 

Ainda aprenda como funcionam as turbinas eólicas de pequeno porte, e saiba mais sobre técno...

11/01/2016

Sim, grama sintética para produzir energía pela força do vento!. De acordo com pesquisas das universidades chinesas e americanas esta tecnologia funcionaria com o princípio do efeito triboelétrico, ou seja, pequenas tirinhas de plástico flexível são colocadas em um painel. Essas tirinhas com formato de grama possuem nanofios anexados de um lado, e do outro, uma camada de óxido de índio-estanho (OIE).

 

É aí que entra a “mágica” da nova tecnologia: quando o vento sopra, os nanofios entram em contato com OIE do vizinho. Esse contato permite que que os elétrons passem de um material para o outro, criando uma corrente elétrica.

 

O protótipo atual gera energia suficiente para 60 LEDs e pode gerar energia com ventos de velocidade a partir...

14/10/2015

É visto que nossa geração aprende desde cedo que reciclar é uma possível solução para  o lixo produzido por nós e que todos (homem e natureza) saímos ganhando. Contudo, existe uma série de estudos que questionam essa medida e afirmam que o custo energético para a reciclagem em alguns casos é mais alto do que a produção através da matéria-prima, e que no final das contas, o barato sairia caro. Pensando nisso, resolvi pesquisar um pouco mais sobre a reciclagem de latas de alumínio, já que a mesma é fonte de renda para muitas famílias e somos líderes mundiais nesse tipo de reciclagem. Há 5 anos reciclamos mais de 90% das latinhas no Brasil, segundo dados do IBGE, e este número tende a se aproximar dos 100% em alguns anos.

 

Mas afinal, a re...

14/10/2015

1°) Para reciclagem de papel preferencialmente o mesmo não deve ser amassado, pois isto causa danos e rupturas às fibras de celulose, o que dificulda a reciclagem. Caso queira garantir a privacidade do conteúdo, opte sempre por rasgar as folhas, em vez de amassá-las.

 

2°) O isopor pode ser reciclado, apesar de muitos dizerem o contrário. Ele pode ser reutilizado após a reciclagem na indústria de plásticos e construção civil, porém, isopor reciclado não pode ser usado para armazenamento de produtos alimentícios.

 

3°) SEMPRE armazene o seu óleo de cozinha em recipientes tampados ao descartá-lo, mesmo que você não tenha a opção de destiná-lo a reciclagem, pois ao menos dentro de garrafas PETs, por exemplo, ele poderá ir ao lixo comum sem se...

Please reload

Posts em destaque

As turbinas eólicas matam pássaros?

03/05/2016

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivos
Please reload

Procure por Tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square