Que tipo de turbina posso comprar?

Existe uma grande quantidade de geradores eólicos no mercado, de diversos tamanhos e preços, a escolha do sistema mais adequado para suas necessidades pode ser uma tarefa mais complexa do que se pensa.

Se tomar a decisão de comprar a sua turbina ou aerogerador pense na seguintes questões:



As turbinas eólicas de eixo horizontal são mais eficientes que as turbinas eólicas de eixo vertical. Se for instalar a turbina numa região agrícola com áreas amplas  e vento pouco turbulento, não hesite em comprar uma turbina eólica de eixo horizontal.



No caso de áreas urbanas ou com ventos turbulentos as turbinas eólicas de eixo vertical podem ser mais eficientes, porém procure comprar turbinas eólicas de tipo Darrieus, as quais usam a força de sustentação para girar .



  • Qual será a quantia de energia gerada mensalmente (kWh/mês)?

As turbinas eólicas se catalogam por kW, contudo, encontrará turbinas desde 0,3 kW até 10 kW em grande número no mercado, a escolha do gerador vai depender da quantidade de energia que deseja gerar.

Pode-se usar como base sua conta de luz, veja qual o consumo em kWh/mês  e isso irá variar ao longo dos meses, porém consulte no mínimo três faturas e faça uma média de seu consumo, depois procure alguns fornecedores de turbinas eólicas e se informe quantos kWh/mês podem ser gerados por equipamento. 



Existem algumas calculadoras de consumo em kWh que podem servir como referência, digite no google "calculadora de kWh" para encontrar algumas destas ferramentas.



  • Que tipo de sistema de conexão elétrica devo usar?

Existem três tipos de conexão elétrica mais comuns no mercado:

  1. Sistemas com bateria: Nesse sistema os geradores são adequados para carregar um banco de baterias, são sistemas mais simples, mas que a longo prazo podem ser mais caros (são menos eficientes e os custos de manutenção são maiores) . Adequados para regiões sem abastecimento de rede elétrica e com uso específico de energia. 

  2. Sistemas isolados: São sistemas que  não precisam de baterias, porém a energia é usada em tempo real. Apropriados para regiões sem rede elétrica.

  3. Sistemas acoplados a rede: Atualmente no Brasil você pode acoplar sua energia a rede, o que significa que você nunca desperdiça a energia gerada. É o tipo de sistema mais eficiente e economicamente mais viável a longo prazo. Procure esse tipo de sistema quando tiver rede elétrica em casa, mas quer ter a possibilidade de uma fonte secundária de geração de energia.

  • Qual devo comprar?

 

Depois de ter pensado na potência e investimento para seu futuro aerogerador, você encontrará diversos fabricantes nacionais e estrangeiros que oferecem o produto. Porém, não será uma escolha simples, mesmo porque nem sempre o mais barato é o mais apropriado. Como parâmetro o investimento em uma turbina eólica de pequeno porte ou residencial vai ser entorno de R$10.000,00/kW.

 

Como regra básica entre em contato com um fornecedor com experiência na área que possa auxiliar em todas as etapas de instalação e manutenção da turbina eólica e que dê alguma garantia pelos equipamentos. Lembre-se também que você vai precisar de um sistema eletrônico para conectar a sua turbina eólica e que a escolha do mesmo é tão importante quanto a do aerogerador. 

 

Se quiser ter uma noção de quanto custa uma turbina eólica recomendamos entrar no site http://www.allsmallwindturbines.com/  o qual fornece uma lista de fabricantes ao redor do mundo com alguns preços e caracteristicas. 

 

Ainda para auxiliar na escolha de sua turbina eólica entre em contato conosco. Em breve estaremos oferecendo produtos e soluções na área de energias renováveis.



 

Exemplo de sistema isolado a rede com bateria  (off-grid)

Exemplo de sistema acoplado a rede (on - grid)

O que preciso para ter uma turbina eólica?
O que preciso para ter uma turbina eólica?
O que preciso para ter uma turbina eólica?
Instalação e manutenção de uma turbina eólica
Instalação e manutenção de uma turbina eólica
Instalação e manutenção de uma turbina eólica