Por que ter uma turbina eólica?

Já teve  vontade de ter um sistema de geração de energia limpa e renovável na sua casa, chácara, prédio, etc.? Veja os motivos para optar por um desses sistemas.​

O mercado de turbinas eólicas existe há mais de 30 anos, focado principalmente em regiões com falta de eletricidade. Nos últimos 10 anos tem ganho importância como fonte alternativa de energia, formas de independência da rede elétrica e métodos economicamente viáveis para diminuir os custos de consumo de energia.



Como parte do debate de sustentabilidade, vemos que a energia limpa deve ser viável economicamente. Deve ser realizado um estudo de quanto vamos economizar com um investimento em turbina eólicas. No caso de ter rede elétrica, temos que observar quanto custa o kWh em nossa região e realizar as devidas análises de viabilidade, ou seja, colocar no papel ou no computador, quanto eu gasto e quanto irei gastar com minha turbina e quanto economizarei em relação ao que  pagaria para a companhia elétrica da região. Só veja que esses tipos de investimentos são a longo prazo, pense em um investimento de no mínimo 5 anos e no máximo 20 anos para fazer seus cálculos. 



Outro motivo para se pensar em ter uma turbina eólica, é evitar apagões ao estar independente da rede elétrica, mas isto é um tema de cuidado, porque para que isto faça sentido, você deve ter sistemas desacopladas a rede ou com bancos de baterias, e ditos sistemas tem outras desvantagens como preço a longo prazo e baixo aproveitamento dos recursos do vento, que fazem geralmente os sistemas economicamente inviáveis. 



Mas se você é daquelas pessoas realmente preocupadas com o meio ambiente e quer dar seu grão de areia na luta contra o impacto ambiental, tenha certeza de que com um sistema eólico de baixo porte você estará ajudando na diminuição de dióxido de carbono na atmosfera.









 

Economia

Energia limpa

Evite apagões