Reciclagem de latas é realmente eficiente?

É visto que nossa geração aprende desde cedo que reciclar é uma possível solução para o lixo produzido por nós e que todos (homem e natureza) saímos ganhando. Contudo, existe uma série de estudos que questionam essa medida e afirmam que o custo energético para a reciclagem em alguns casos é mais alto do que a produção através da matéria-prima, e que no final das contas, o barato sairia caro. Pensando nisso, resolvi pesquisar um pouco mais sobre a reciclagem de latas de alumínio, já que a mesma é fonte de renda para muitas famílias e somos líderes mundiais nesse tipo de reciclagem. Há 5 anos reciclamos mais de 90% das latinhas no Brasil, segundo dados do IBGE, e este número tende a se aproximar dos 100% em alguns anos.

Mas afinal, a reciclagem das latas é realmente eficiente do ponto de vista energético?

A ABAL – Associação Brasileira de Alumínio, afirma que sim. A economia de energia chega a 95% ao comparada com a produção de novas latas a partir do alumínio primário e no ano de 2003 cerca de 1576 GWh/ano foram economizados devido a reciclagem deste produto. Isso equivale a energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade do porte de Campinas-SP.

Além da economia de energia por meio da reciclagem, a emissão de gás de efeito estufa é de apenas 5% e os

recursos naturais, especialmente bauxita, são poupados. Acada 1000 kg de latas recicladas implica em 5000 kg de bauxita bruta poupadas. A reciclagem também é o sustento de muitas famílias ligadas a cooperativas e a fonte de renda de aproximadamente 180 mil pessoas no Brasil.

Com tudo isso temos motivos de sobra pra continuarmos (ou começarmos) a contribuir com a reciclagem das nossas latas, já que esta leva cerca de 100 anos para ser decomposta pelo meio ambiente.

​​Mais informações:

http://www.abal.org.br/index.asp

#Reciclagem #latas #sustentabilidade

Featured Posts
Posts Recente
Arquivo
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square